A modelação é um processo pelo qual as pessoas aprendem comportamentos observando os outros e imitando essas ações. Albert Bandura, psicólogo canadense e pai da Teoria Social Cognitiva, teorizou a modelação enfatizando a importância da interação social na aquisição de novas habilidades e comportamentos.

Para que um novo comportamento seja adquirido, quatro passos são fundamentais, segundo Bandura:

1. Atenção: O primeiro passo da modelação envolve a atenção. Para aprender um comportamento por meio da observação, é essencial prestar atenção ao modelo. Isso significa focar na pessoa que está executando o comportamento desejado. Quanto mais atenção você dedicar a esse modelo, melhor será sua compreensão do comportamento a ser aprendido.

2. Retenção: Após observar atentamente o comportamento do modelo, é importante reter essa informação em sua memória. Isso envolve processos cognitivos, como codificação e armazenamento das ações do modelo em sua mente. Quanto mais eficaz for a retenção, mais fácil será reproduzir o comportamento posteriormente.

3. Reprodução: O terceiro passo da modelação é a reprodução. Isso significa que, com base na memória retida do comportamento observado, você tenta reproduzi-lo por si mesmo. Pode exigir prática e esforço para replicar o comportamento de forma eficaz.

4. Motivação e Reforço: A etapa final da modelação envolve a motivação e o reforço. Bandura argumentou que a vontade de reproduzir um comportamento é influenciada pelo que ele chamou de “expectativas de reforço”. Se você acredita que a ação que você está prestes a imitar será recompensada de alguma forma, é mais provável que você a execute. Além disso, a obtenção de recompensas ou a ausência de punições após a reprodução do comportamento podem afetar sua motivação para continuar ou desistir da ação.

Imagine o seguinte cenário: uma mãe pede algo para um pai que imediatamente volta-se contra ela, gritando alto e gesticulando em tom ameaçador. O filho que está na sala, está atento, observando a cena. Ele consegue guardar as informações e o caminho usado pelo pai, pois consegue entender o comportamento do modelo. Ele também consegue reproduzir os gritos e gestos do pai. Nesse momento, o comportamento está pré-modelado. Assim que ele for motivado a usar o comportamento em uma situação semelhante, como por exemplo, esquivar de um banho super enfadonho, ele usará o comportamento. Caso a mãe se submeta ao comportamento, ele será reforçado por meio de processos autorregulatórios e provavelmente será usado novamente. Agora, se a mãe lhe voltar uma bofetada na face, esse comportamento não é reforçado e é colocado em uma prateleira empoeirada de comportamentos. Ele ficará lá, mas provavelmente não será usado.

Agora imagine que você está assistindo a uma apresentação de ginástica olímpica e vê a Daiane dos Santos executar um duplo twist carpado. Você está atento, consegue guardar os passos necessários do movimento, mas não consegue reproduzir por pura falta de habilidade corporal. O comportamento então não é modelado e é descartado do seu repertório.

A modelação é uma teoria poderosa que destaca a importância da observação e da interação social na aprendizagem de novos comportamentos. Ela é frequentemente aplicada em contextos educacionais e terapêuticos, permitindo que as pessoas adquiram habilidades, superem fobias e desenvolvam comportamentos desejados. Ao seguir esses quatro passos – atenção, retenção, reprodução e motivação/reforço – você pode usar a modelação para aprimorar suas habilidades e alcançar seus objetivos de aprendizado e desenvolvimento pessoal.

A diferença entre a Modelagem de Skinner e a Modelação de Bandura

Apesar de terem nomes parecidos, as duas abordagens são distintas na psicologia. Ambas que se concentram na aprendizagem por observação e imitação, mas possuem diferenças fundamentais:Modelagem de B.F. Skinner (Condicionamento Operante):

  • Teoria de Base: A modelagem de B.F. Skinner é baseada na teoria do condicionamento operante. Skinner acreditava que o comportamento é moldado por meio de reforços e punições. As ações são aprendidas e mantidas de acordo com as consequências que se seguem a elas.
  • Ênfase no Ambiente: Skinner enfatizava a importância do ambiente externo na formação do comportamento. Ele argumentava que as ações são moldadas principalmente pela manipulação do ambiente e das consequências do comportamento.
  • Processo de Aprendizagem: No condicionamento operante, o comportamento é adquirido através de reforços positivos (recompensas) e reforços negativos (remoção de estímulos aversivos). O comportamento é fortalecido quando seguido por recompensas, e enfraquecido quando seguido por punições.

Modelação de Albert Bandura (Teoria Social Cognitiva):

  • Teoria de Base: A modelação de Bandura é baseada na Teoria Social Cognitiva. Bandura argumentava que as pessoas aprendem observando os outros e imitando os comportamentos que testemunham. Ele acreditava que a cognição desempenha um papel crucial na aprendizagem.
  • Ênfase no Cognitivo e Social: Bandura enfatizava a importância dos processos cognitivos, como atenção, memória e motivação, na aprendizagem por modelação. Além disso, ele considerava o contexto social e o modelo (a pessoa que está sendo observada) como fatores essenciais na aprendizagem por modelação.
  • Processo de Aprendizagem: Na modelação, o aprendiz observa um modelo executar um comportamento, presta atenção a ele, retém a informação, reproduz o comportamento e é influenciado pela motivação e pelo reforço. A recompensa ou o sucesso do modelo é um fator motivador importante.

Em resumo, a principal diferença entre as abordagens de Skinner e Bandura reside na ênfase na influência do ambiente e das consequências (Skinner) versus a ênfase nos processos cognitivos e sociais (Bandura) na aprendizagem por observação e modelação. Ambas as teorias são importantes na psicologia e oferecem perspectivas diferentes sobre como o comportamento humano é adquirido e moldado.

Rodrigo Orellana - Doctoralia.com.br